UTILIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO

Índice:

  1. Estruturas de alumínio;
  2. Fibra sintética
  3. Corda;
  4. Madeira
  5. Lâminas naturais, especiais e pré-compostas;
  6. Tecidos acrílicos;
  7. Couro náutico
  8. Impermeabilização
  9. Laqueados
  10. Vidro
  11. Marmores
  12. Estofados
  13. Couro
  14. Estrutura - Sofás
  15. Almofadas
  16. Pés de madeira
  17. Pés de Aço

ESTRUTURA DE ALUMÍNIO

A estrutura dos móveis Franccino é feita de alumínio de altíssima qualidade, estando os mesmos em conformidade com a norma ABNT 6063, ASTM 1200. A pintura que reveste os produtos Franccino é composta de resina Poliéster com aplicação eletrostática, o que garante maior vida útil em artigos que venham a ficar expostos diretamente aos raios solares ou fontes de ondas ultravioletas. As tintas Poliéster utilizadas nos móveis Franccino são fabricadas em diversas cores, apresentando acabamento brilhante e fosco.

FIBRA SINTÉTICA

A fibra sintética usada nos produtos Franccino tem sua qualidade garantida pelos fornecedores e testadas previamente em laboratórios, conforme norma ASTM D 2565. Composta basicamente de polipropileno e polietileno, ressalta-se que a utilização desta mistura especial de componentes torna a fibra sintética extremamente durável e não reativa a exposição forte e regular de raios UV, tornando-a ainda mais resistente às mudanças de temperatura. A fibra sintética é resistente à água e 100% reciclável. Já a maneira especial em que é trançada, dá à fibra um aspecto harmonioso e requintado, proporcionando qualidade inerente aos produtos Franccino.

CORDA

A corda utilizada nos produtos Franccino é fornecida com uma tecnologia extrusora de multifilamento de polipropileno de alta tenacidade. O que faz com que nosso fornecedor da matéria-prima, dê garantia de um produto com qualidade e de alto padrão. O material recebe tratamento especial contra o sol, conhecido como “proteção UV”. A aplicação deste tratamento ao fio garante a corda sua integridade mecânica e evita que o material tenha uma deterioração precoce. Em resumo, a proteção UV, combinada com alta tecnologia de extrusão, garantem a utilização desta corda por pelo menos 1 ano sem perdas significativas de suas características físicas e estéticas. Trançados artesanalmente, os produtos Franccino em corda trazem o design em concordância com bem-estar e funcionalidade. Ressaltamos que a utilização das peças revestidas em corda em ambientes totalmente abertos e expostos às intempéries tem uma vida útil menor. Assim como a fibra sintética, a corda também apresenta perda de tonalidade gradual se exposta nestas condições. Cores mais fortes, exemplo do Bordô, apresentam descoloração mais acelerada e evidente.

MADEIRA

Com relação as partes compostas de madeira, existe a possibilidade de variação no visual de um móvel para outro, devido às diferentes tonalidades da madeira e suas características naturais. O móvel, com o passar do tempo, sofrerá modificações normais em seu aspecto, proveniente a seu envelhecimento. Portanto, produtos adquiridos em tempos distintos poderão apresentar diferenças de cor e textura. Essas diferenças tendem a se estabilizar no decorrer do tempo, se expostas ao mesmo ambiente. Madeira maciça é um material sensível à luz do dia e umidade, estes fatores fazem com que a peça venha a ter variações na sua coloração e brilho. A umidade relativa ideal para peças de madeira maciça é entre 30% e 60%. Móveis de madeira, portanto, não devem ser colocados próximos a fontes de calor. A Madeira Também é sensível à luz natural direta. Fator que contribui para a baixa umidade relativa do ar, e que pode causar rachaduras e trincas, portanto, deve ser evitado. Como a luz do dia amadurece a madeira, é também importante ter cuidado quanto a colocar itens permanentes, por exemplo, pratos, vasos e castiçais, pois podem causar diferenças de cor difíceis de serem removidas.

    Instruções de correção e manutenção:

    Pequenas imperfeições são características normais destes produtos. Leves fissuras e trincos na face lateral da madeira também poderão acontecer, havendo ainda, uma variação de acordo com a temperatura e umidade do local em que estão expostos. Para estas imperfeições decorrentes do tempo de uso é recomendável o lixamento das partes compostas de madeira. Contudo, o lixamento deverá sempre seguir os passos listados abaixo:
  1. - Passe lixa Scotch Brite Grão 120, para retirar arranhões.
  2. - Passe lixa Scotch Brite Grão 320, para alisar novamente a parte que ficou áspera.
  3. - Passe Polisten para realçar a tonalidade da madeira novamente.
  4. Realizado o procedimento acima, seu produto se aproximará das condições originais, embora seja impossível restituí-los com todas as características dos produtos novos.

LÂMINAS NATURAIS, ESPECIAIS E PRÉ-COMPOSTAS

Por se tratar de madeira, os laminados também sofrem com a luz do dia e umidade do ar. Portanto, é importante ter o cuidado de não colocar itens permanentes, sobre o mobiliário, como por exemplo, pratos, vasos e castiçais, pois podem causar diferenças de cores indesejáveis e irreversíveis.

TECIDOS ACRÍLICOS

Os tecidos de acrílicos (TA), usados nas peças de área externa, são resistentes aos raios ultravioletas e intempéries. Com relação a líquidos, é normal que, água e produtos solúveis penetrem no interior dos tecidos e almofadas, mas suas características sintéticas garantem que sequem rapidamente. Para isso basta colocá-los em local ventilado. Esta instrução pode ser usada para móveis de uso interno e externo.

Composição:

100% acrílico.

COURO NÁUTICO

A Franccino oferece uma grande variedade de cores e texturas em revestimento de couro náutico. Devido sua boa resistência, o couro é utilizado frequentemente em residências e em produtos de uso constante, tornando-o ideal para ambientes com crianças, animais de estimação e locais de intenso movimento.

TECIDO – interiores

Alguns cuidados realçarão a beleza e a conservação do seu estofado de ambiente interno por muito mais tempo.

Limpeza:

Limpe semanalmente a poeira depositada sobre o tecido com um aspirador de pó e realize uma escovação suave uma vez por semana.

Acidentes:

Em casos de acidente, limpe imediatamente, utilizando uma esponja ou pano branco, limpo e macio. Em casos de manchas de difícil remoção ou que já tenham penetrado no tecido, limpe umedecendo a parte manchada com uma solução de detergente neutro diluído em água, e esfregue levemente até a completa remoção. Quando necessário enviar o tecido para uma empresa especializada para a lavagem a seco.

Lembre-se:

Nunca deixe o produto exposto ao sol, direta ou indiretamente, pois podem ocorrer alterações nas tonalidades, além de danificar as fibras do tecido.

IMPERMEABILIZAÇÃO:

Dizer que o sofá não suja de forma alguma depois de impermeabilizado, é um mito. Este é um processo de proteção das fibras do tecido e não uma blindagem TOTAL do mesmo.

Durabilidade:

Aproximadamente 06 meses a 01 (um) ano, de acordo com o tecido e os cuidados de conservação pelo usuário.

Vantagens:

LAQUEADOS

A Franccino possui uma grande variedade de cores e acabamentos para a laca. Os principais são a laca acetinada (ou semi-brilho), laca brilho e laca fosca. A diferenciação sobre as três está no grau de refletância do material.

A laca fosca tem maior quantidade de poros abertos por isso, tem uma tendência maior ao amarelamento e deve ter uma limpeza mais frequente.

A laca brilho recebe um polimento com cera automotiva, que fecha por completo seus poros, dando assim, uma maior reflexão a peça.

A laca semi-brilho possui um fechamento de poros maior que a laca fosca e um toque mais acetinado.

Lembre-se que a luz pode provocar variações de tonalidade de acordo com o local onde é posicionada. Como a madeira, a laca também pode manchar com aplicação de itens permanentes.

VIDRO

MÁRMORES E GRANITOS

Mármores e granitos são materiais naturais compostos por minerais. Tais elementos são sensíveis em maior ou menor grau às reações químicas. A regra básica para limpeza e conservação de rochas ornamentais é evitar o uso de produtos oleosos, químicos ou abrasivos, os quais irão manchar e queimar o polimento do material. Proceder com aplicações periódicas, aproximadamente a cada seis meses, de mármores, produtos hidro-óleo-repelente próprios para mármores, granitos, travertinos e limestones, manterá o polimento e brilho da peça. As superfícies desses minerais são enceradas e impermeabilizadas, garantindo maior durabilidade e prevenção de manchas; porém, com o tempo e uso, essa camada sofre com desgaste natural.

ESTOFADOS

COURO

Por se tratar de um produto natural, o couro apresenta arranhões próprios, variações na tonalidade e textura, entre outros aspectos característicos de cada artigo. Esses aspectos, assim como marcas naturais do campo, rugas e cicatrizes não são considerados defeitos, mas sim, características da originalidade do material. O couro poderá ceder com o uso, o que será considerado normal devido à propriedades elásticas da matéria-prima.

Limpeza:

Para tirar pó utilize apenas pano umedecido com água. Para sujeiras mais profundas aplique o sabão neutro com um pano levemente umedecido. Esse sabão não contém soda, diferentemente do de coco, por isso é o único produto recomendado para a limpeza do estofado. Nunca utilize produtos químicos ou molhe em excesso o couro.

Para Hidratar:

Utilize vaselina líquida 1 a 2 vezes ao ano, em couros tipo vaqueta. Para aplicar use um algodão umedecido com o produto, passe especialmente, nas regiões do couro onde possam ter aparecido fissuras de ressecamento. Após a aplicação da vaselina, use uma flanela seca.

Acidentes:

Quaisquer líquidos derrubados sobre a superfície dos estofados devem ser removidos imediatamente, para evitar a absorção do couro e a formação de machas. A limpeza deve ser feita com um pano seco.

Exposição ao sol:

Para evitar o envelhecimento precoce do couro, evite a exposição prolongada da peça à luz do sol. Caso isso ocorra, poderá provocar o surgimento de rachaduras, reduzindo a beleza e resistência do couro.

Lembre-se: O couro tem a propriedade de ser resistente e durável, mas por se tratar de um material natural, mesmo passando por processo de curtição, tratamento e/ou impermeabilização, pode apresentar pequenas variações de tons e imperfeições na pele durante os anos.

ESTRUTURA – SOFÁS

A estrutura é montada com madeira maciça de lyptus proveniente de reflorestamento. A mesma é inspecionada quanto à qualidade e umidade, garantindo assim, sua durabilidade. Os sofás não devem ser puxados ou arrastados, pois essas ações podem causar danos irreparáveis a estrutura, assim como pular, sentar nos braços e encosto. Estas ações são consideradas mal-uso.

ALMOFADAS

A espuma utilizada tem a densidade controlada para proporcionar maior conforto e ergonomia. Pode ocorrer uma diferença no tamanho original das almofadas em decorrência do uso. Evite sentar nos braços e encostos do sofá, pois o mau uso poderá deformar ou romper as costuras.

As almofadas de encosto devem servir como apoio as costas e pescoço, não se sente ou dobre as almofadas, pois ocorrência de deformação por essas práticas são consideras mau uso.

PÉS DE MADEIRA

PÉS DE AÇO